A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano através de mordeduras do animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de letalidade
O Parque Imperial foi escolhido para receber a nova edição do programa “CCZ Mais Perto de Você” deste final de semana. Na ocasião, cães e gatos poderão ser vacinados contra a raiva animal no sábado (09) e domingo (10), das 9h às 13h, na praça Amaro dos Santos.
A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano através de mordeduras do animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de letalidade e, por isso, todos os animais vacinados em 2021 terão que receber o imunizante novamente.
“É muito importante que a população leve seus animais para serem vacinados e juntos possamos prevenir o surgimento de casos de raiva animal no município. Vacinar é uma prova de amor ao animal”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales.
Podem receber a vacina antirrábica animais a partir do quarto mês de vida e saudáveis. O animal deve ser levado para vacinar sempre por um adulto e em segurança. O cão deve estar devidamente com a guia e coleira, em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. “Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses não serão vacinadas”, explica o diretor.
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022 é anual e conta com 3.482 pets, entre cães e gatos vacinados. O “CCZ Mais Perto de Você” foi criado no ano passado com a finalidade de levar diversos serviços ofertados pelo órgão para mais perto da população, entre eles, a vacinação antirrábica. Este ano já foi realizado no Parque Santo Amaro, Novo Jockey e Tocos.
Outros locais de imunização— Além da vacinação itinerante, que acontece aos finais de semana em bairros e distritos, de segunda a sexta-feira animais podem ser vacinados, das 8h às 17h, na sede do CCZ ou em uma das unidades CastraMóvel.