CCZ recebe visita técnica da Secretaria de Estado de Saúde

Assessores ressaltaram a importância da parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado e participaram de reuniões importantes para a melhoria da infraestrutura do CCZ

 

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, recebeu, nesta terça-feira (22), a visita de dois assessores técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O encontro aconteceu na sede do órgão, no bairro da Pecuária, em Campos. Os assessores Marcelo Paixão e Marcelo Silvano estiveram no Departamento de Ultra Baixo Volume (UBV), no Parque João Maria, responsável pelo serviço aeroespacial com carro fumacê, e na Secretaria de Saúde, onde se reuniram com o secretário, Adelsir Barreto, e com a equipe da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav).

 

Morales explicou que a vinda dos assessores foi uma resposta à solicitação feita por ele ao subsecretário de Estado de Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, para a melhoria da infraestrutura do CCZ. No último dia 17, Morales esteve reunido com Mário Sérgio, no Rio de Janeiro, onde apresentou algumas demandas do órgão, como a implementação de curso para requalificação profissional, principalmente dos servidores do Laboratório da Dengue, a liberação de insumos para continuidade da campanha de vacinação antirrábica, e carros fumacê, esse último até que seja concluído o novo processo de licitação do município.

 

“A reunião foi bem produtiva. Eles conheceram nossas demandas e ressaltaram que Campos é uma cidade parceira do Governo do Estado e vice-versa”, afirmou Morales.

 

Durante a reunião, Morales falou sobre a antecipação da vacinação antirrábica pelo município, diante do surto de raiva no Estado. “O dia ‘D’ da vacinação acontece em setembro, mas já estamos vacinando cães e gatos há mais de um mês. Estivemos em Guarus, no Parque Nova Brasília, Turfe Clube e na Praia do Farol de São Thomé”, pontuo o diretor, destacando que, neste final de semana, as equipes estarão no distrito de Goitacazes. Mais de 10 mil animais já foram vacinados, segundo o diretor.

 

Paralelo à vacinação, o CCZ tem incentivado a doação de animais. Morales disse que pelo menos 20 animais, entre cães e gatos, já foram doados. “Queremos desmitificar a ideia de que os animais que chegam para nós são mortos. Tanto não é verdade que eles estão sendo doados”.

 

Em relação às visitas domiciliares para combate à Dengue, ele disse que a pandemia pelo novo coronavírus não impediu o trabalho dos agentes de endemias. “O que mudou foi a maneira de atuar, já que eles não têm entrado nas casas, mas feito uma inspeção nos arredores. A fim de humanizar o trabalho, pedimos aos agentes que conversem com os moradores, até mesmo para saber se ocorreram casos de covid em suas famílias”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.