Cerimônia de diplomação de agentes de Combates às Endemias e Comunitários de Saúde

Evento é nesta quinta-feira (31), às 19h, no Teatro Trianon. Participaram do curso e serão agraciados com a formatura 432 alunos, 18 preceptores e uma tutora

Nesta quinta-feira (31), às 19h, no Teatro Trianon em Campos, acontecerá a cerimônia de diplomação dos Agentes de Combates às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que concluíram o curso técnico do Programa Saúde com Agente. O evento, organizado pela direção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Secretaria Municipal de Saúde, terá presença do prefeito Wladimir Garotinho.

O curso técnico começou em agosto de 2022 com previsão de dez meses de duração, no entanto, acabou estendendo para um ano, com encerramento nesta quinta. Participaram do curso 432 alunos, 18 preceptores e uma tutora. Do total de alunos, 232 são agentes do CCZ — funcionários do Ministério da Saúde, lotados no órgão e servidores efetivos do município— e 187 são Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à Subsecretaria de Atenção Primária em Saúde e concluíram o curso. A tutora do curso é a ACE, Mariane Fernandes Távora, que é médica veterinária com especialização em leishmaniose.

Luzinete Ferreira, coordenadora do Programa de Informação, Educação e Comunicação do CCZ, que foi uma das preceptoras do curso, comemora a oportunidade única que foi dada para os servidores. “Desde a descentralização da saúde, nunca houve um curso tão completo para todos os agentes. O mais importante é que eles passaram por um processo transformador, como é todo o processo de educação. Esperamos que eles tenham saído desse processo com uma bagagem muito maior”, declarou Luzinete, que também é pedagoga e psicopedagoga.

Diretor do CCZ, Carlos Morales falou da importância da qualificação desses profissionais para a população. “Eu estou muito orgulhoso por participar ativamente desse processo. Minha vida está intimamente ligada à qualificação profissional. Ver o crescimento dos nossos trabalhadores, ver a valorização dessas pessoas é muito gratificante. E tudo isso será revertido em benefícios para a nossa população. É preciso que a sociedade saiba que agora nossos agentes estão mais do que preparados para exercer a função que exercem”, destacou Morales, que lembrou ainda que houve uma flexibilização de horários para que os agentes fizessem o curso, dentro do horário de trabalho.

O curso teve dois módulos distintos para os ACEs e para os ACSs. Para o primeiro grupo o programa aplicado foi o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Já para os ACSs o programa aplicado foi o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. Essa foi uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os gestores municipais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!