Nesta semana, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram em Goitacazes, quando foi retomado o grande mutirão para combate ao Aedes
Mais de 2,3 mil imóveis foram vistoriados nesta semana em Campos, em mais dois mutirões de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Agentes de Combate às Endemias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estiveram em Goitacazes, na Baixada Campista, quando foi retomado o grande mutirão para combate ao Aedes. A ação, que conta com a união de várias secretarias, teve início em 09 de fevereiro deste ano. Na ocasião, a Prefeitura lançou a campanha “Dengue Aqui Não”.
Em Goitacazes, os agentes visitaram 1.704 imóveis, eliminaram 52 focos do mosquito e recolheram 37 pneus, além de 47 sacos de lixo, contendo inservíveis. Foi realizada ainda a aplicação de larvicida em 332 imóveis. Duas caixas d’água precisaram ser teladas.
O CCZ voltou a realizar também às sextas-feiras os mutirões após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). O primeiro bairro visitado foi o Parque Riachuelo. Já em junho, os agentes vão percorrer as ruas dos bairros Turfe Clube, Caju, Julião Nogueira, Flamboyant I e II, e Leopoldina. Em julho será a vez do Tamandaré, João Seixas, Santo Antônio, Residencial da Lapa, São Salvador e Esplanada.
No Parque Riachuelo, as equipes eliminaram 33 focos do mosquito, recolheram 47 pneus e 30 sacos de lixo. Dos 688 imóveis visitados, 263 foram tratados com larvicida.
Até o dia 26 de maio, o município de Campos contabilizou 1.739 casos de dengue confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico. No mesmo período foram registrados quatro casos de chikungunya e nenhum de zika. Já o 2º LIRAa, realizado em maio, apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,5%. No anterior, feito em janeiro, o índice foi de 5,2%.