Travessão recebe primeiro grande mutirão de combate aos focos do Aedes aegypti

Todo o trabalho de varredura dos focos do mosquito está sendo realizado por mais de 250 servidores e colaboradores, caminhões caçambas, roçadeira, carro fumacê, bomba costal

O primeiro grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, acontece neste momento, em Travessão. A ação, idealizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), envolve várias secretarias e departamentos públicos.

O objetivo principal é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que já matou um paciente de 84 anos e contabiliza 225 casos positivos de dengue no município este ano, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Para isso, foi criada a campanha “Dengue Aqui Não” que conta com atividades lúdicas e informativas, ações de limpeza de terrenos baldios, vias públicas, recolhimento de inservíveis em imóveis domiciliados e em estado de abandono, vistoria técnica em oficinas, borracharias e recicladoras, além da eliminação de focos e criadouros do vetor.

Todo o trabalho de varredura dos focos do mosquito está sendo realizado por mais de 250 servidores e colaboradores, caminhões caçambas, roçadeira, carro fumacê, bomba costal.

Acompanhando o mutirão, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, disse: “Queremos lembrar a todos que estamos num momento de risco em relação ao índice de infestação do mosquito e, lembro, que o Aedes aegypti é que faz a transmissão da dengue, zika e chikungunya. Então, é importante lembrar que nós só temos essas doenças porque temos o mosquito transmissor. E mais um lembrete importante, 80% de todos os criadouros estão dentro das residências e precisam ser combatidos e, para isso, precisamos da participação de toda população”.

Também então presentes o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, entre outros secretários.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.