Órgão atua no resgate desses animais, como ocorreu na sexta-feira, quando uma vaca foi levada para o curral do órgão após denúncia de maus-tratos
“Qualquer pessoa pode denunciar se presenciar uma cena de maus-tratos aos animais”. O alerta é do diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales. Em Campos, segundo ele, as denúncias podem ser feitas ao 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), através do 190 ou mensagem, via direct, nas redes sociais (Facebook e Instagram) do batalhão.
Morales explicou que, como o CCZ não tem poder de polícia, a equipe, quando acionada, vai ao local para recolher o animal e levá-lo para o curral do orgão, como ocorreu na última sexta-feira (22), em um bairro de Campos.
“Fomos acionados pela Guarda Civil Municipal após denúncia de maus-tratos a uma vaca que estava sendo arrastada por um homem, que acreditamos ser seu proprietário”, afirmou ele, ressaltando que junto à vaca havia um bezerro. Após o resgate, os animais passaram pela avaliação de um médico veterinário e estão bem de saúde, de acordo com Morales.
O CCZ também recolhe animais soltos nas vias públicas. Nesses casos, a pessoa pode ligar para o número (22) 98126-5234.
Além do abandono, são considerados maus-tratos a manutenção de animais em lugar anti-higiênico, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados por tração.
Sancionada em setembro de 2021, a Lei Federal n° 14.064/20 aumentou a pena de detenção de um ano para até cinco anos para quem abandonar ou cometer maus-tratos aos animais, já que tais práticas são consideradas crimes, segundo Morales.