As equipes, com bomba costal e apoio de uma motofog sairão da pracinha do Parque Aurora, às 9h, para a visitação de casa em casa
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (24), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação acontece nos Parques Aurora e São Benedito e contará com 120 agentes de endemia, alguns direcionados, também, ao combate a roedores.
As equipes, com bomba costal e apoio de uma motofog sairão da pracinha do Parque Aurora, às 9h, para a visitação de casa em casa.
“Lembro que, com os mutirões semanais, que não interferem no cronograma diário de visitas dos agentes de endemia nos bairros, buscamos principalmente orientar a população, reforçar a necessidade dos moradores daquele bairro de manter suas casas, quintais e ruas livres sem recipientes que acumulam água e se transformam em focos para o mosquito da dengue. Nos dois bairros também observamos a necessidade de orientação e combate a roedores”, contou o diretor do CCZ, Carlos Morales.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, o mutirão segue o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
“O LIRAa apontou um índice de 8% de infestação no Parque Aurora e de 5,8% no São Benedito. São índices muito altos e precisamos reforçar a orientação aos moradores dos bairros, porque o levantamento também aponta que mais de 90% dos focos estão dentro dos imóveis, nos quintais, e precisamos da colaboração da população para evitar uma epidemia de dengue em Campos”, destacou o coordenador.