Centro de Controle de Zoonoses fecha último LIRAa com a melhor média do ano

O resultado de 1.3% chegou muito perto do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) liberou nesta quinta-feira (10) o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. O resultado de 1.3% chegou muito perto do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Em janeiro o índice de infestação predial para Aedes aegypti foi de 4.9%; em maio de 3.4% e, em agosto, 1.7%. O LIRAa, além de apontar o índice de infestação, depósitos predominantes de oviposição, também auxilia nas atividades de controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya no município.

“O resultado preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, e chegamos muito perto do ideal. As condições climáticas ajudaram, mas essa diminuição vem acontecendo gradativamente graças ao trabalho realizado pelos nossos agentes”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Em Campos, as áreas trabalhadas no LIRAa foram divididas em 19 extratos e a pesquisa de campo realizada na primeira semana de outubro. Entre os depósitos predominantes para oviposição, os móveis e fixos, existem bebedouros de animais, vasos de plantas, ralos sanitários em desuso, calha, dentre outros.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.