Dengue: Reunião para traçar estratégias de combate ao Aedes aegypti

Durante o encontro, foram propostas ações como relatórios epidemiológicos semanais e a previsão de um grande Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

O diretor de Vigilância em Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniu com representantes de diversas áreas do poder público para alinhar estratégias de combate à dengue em Campos. Durante o encontro, que aconteceu nessa quarta-feira (7), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram propostas ações como relatórios epidemiológicos semanais, que ficarão disponíveis para a população, e a previsão de um grande Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor, também, da zika e chikungunya.

“Essa reunião foi de extrema importância. Várias ações foram propostas e serão implementadas em breve, como uma maior ação combinada entre os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é otimizar as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti”, ressaltou o infectologista.

Para o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, essa integração dos serviços públicos vai ajudar e muito no controle do mosquito e, como consequência, diminuir o número de casos da doença no município. Morales destacou que, além do poder público, a população também precisa fazer o seu papel, limpando o seu quintal e sua casa, recolhendo o lixo e retirando os entulhos.

“Sabemos que 80% dos focos do mosquito estão nas casas das pessoas. É preciso que a população trabalhe em conjunto com o município para podermos amenizar essa situação, que está bem preocupante. O CCZ está fazendo a sua parte e, logo após o Carnaval, estaremos retomando os mutirões interssecretariais, priorizando sempre aqueles bairros e distritos que estão com índice mais elevado de proliferação do Aedes”.

Também participaram da reunião o subsecretário de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, Benedito Pereira Martins; o superintendente do Hospital São José, Dante Pinto Lucas; a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo; o diretor e a coordenadora administrativa da Postura Municipal, respectivamente, Junior Brasília e Mariah de Oliveira; a secretária de Serviços Públicos e subsecretária de Limpeza, Parques e Jardins, Simone Ferreira Muniz; o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen; o coordenador e o subcoordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos e Sílvio Pinheiro; a diretora de gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s), Bruna Vassimon, além do diretor de Gestão de Pessoas da SMS, Nilo Sérgio da Silva Pessanha Filho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.