Além de vistoriar os imóveis, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irão recolher inservíveis, telar caixa d’água e distribuir panfletos informativos, entre outras atividades
Dentro do cronograma de ampliação do combate à dengue e outras arboviroses e de conscientização da população sobre os cuidados para evitar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais um mutirão nesta sexta-feira (2). Desta vez os bairros contemplados são os parques Benta Pereira, Jardim Aeroporto, Riachuelo e Pecuária. A ação ocorrerá de forma simultânea nos quatro bairros a partir das 9h.
Além de vistoriar imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios, prédios e praças públicas para identificar e eliminar focos do mosquito, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irão recolher inservíveis, telar caixas d’água e distribuir panfletos informativos, entre outras atividades.
“Fazemos um trabalho de remoção mecânica de potenciais criadouros e orientamos os moradores de como manter o ambiente limpo e livre da proliferação do mosquito. Também aplicamos larvicida, quando há necessidade. Não podemos deixar o mosquito se proliferar”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Os mutirões tiveram início na última semana, quando foram vistoriados mais de 1,8 mil imóveis e eliminados 140 focos do mosquito. A ação aconteceu nos parques Vista Alegre, Rosário e Corrientes. O objetivo do CCZ é alcançar 19 bairros até o dia 1º de março.
“A população é a grande parceira do CCZ no combate à dengue. Pedimos que permitam a entrada dos nossos agentes na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que podem estar servindo de criadouros para o mosquito. Todos têm crachá de identificação e estão devidamente uniformizados”, reforça Claudemir.