O espaço funciona na Rua Silvio Fontoura, no Parque João Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
“Agradeço demais ao prefeito Wladimir Garotinho por esse serviço, porque se fosse em uma clínica particular, eu não teria dinheiro para todos os procedimentos que ele fez aqui na UBS”. As palavras de gratidão são da barbeira Pâmela Rangel, de 27 anos, que levou o gatinho Nevis, de 5 anos, para ser consultado na Unidade Básica de Saúde Pet, cujos atendimentos para cães e gatos de todos os portes tiveram início nesta terça-feira (2). O espaço funciona na Rua Silvio Fontoura, no Parque João Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O felino, que deu entrada na unidade com uma infecção na patinha, fez hemograma e já recebeu as primeiras medicações no local.
“Agora, é continuar o tratamento em casa, pois com o dinheiro que economizei na consulta e no exame de sangue, já compro os medicamentos que ele vai precisar”, disse a jovem, moradora do Parque Leopoldina.
Já a estudante Nicolly Oliveira das Chagas, de 17 anos, que levou os três filhotes que resgatou das ruas para receberem os primeiros atendimentos, disse que esse tipo de serviço é fundamental para garantia da assistência à saúde dos animais de pequeno porte (cães e gatos).
“Eles foram abandonados na rua e eu estava passando na hora e não hesitei em pegá-los e trazê-los para cá. Estou achando incrível que na minha cidade, agora, tem uma unidade preparada para atender esses bichinhos, principalmente os mais necessitados”.
Após a consulta, os filhotinhos foram liberados e levados para o canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde serão avaliados e postos para adoção. “A população pet ganhou um espaço amplo e com toda a estrutura necessária para receber os primeiros cuidados básicos. Eu ressalto que é importante que as pessoas saibam que se trata de uma UBS e não de um hospital ou clínica”, enfatizou o diretor do CCZ, Carlos Morales, destacando que, inicialmente, por dia, serão realizadas 50 consultas, por ordem de chegada, sendo que o animal que tiver mais urgência no atendimento terá prioridade.
Para o servidor público Robson Ventura, 55 anos, ter uma unidade totalmente equipada, preparada e gratuita para atender os pets é um ganho para a população.
“Sempre levei em clínica particular e só eu sei o quanto que gasta. Isso pesa no orçamento e nem sempre temos condições de arcar com tudo. Por isso, a UBS é tão importante, principalmente para as pessoas mais carentes”, disse ele, morador do Parque Cidade Luz e que levou a cadela Luna, de 2 anos, para ser atendida.
PIONEIRA NA REGIÃO — Inaugurada no último dia 22 pelo prefeito Wladimir Garotinho, a UBS Pet conta com quatro consultórios, sendo três inicialmente em funcionamento, e sete veterinários, que irão se revezar em regime de plantão. O espaço possui, ainda, auditório; sala de recuperação; setor administrativo; sala de lavagem e esterilização; banheiros, entre outros departamentos.
Lembrando que a unidade funciona nos mesmos moldes de um ambulatório, com consultas; exames clínicos; vacinação antirrábica; pequenas cirurgias, como suturas, resultantes de traumas (brigas entre cães ou gatos, por exemplo); e outros procedimentos ambulatoriais, sendo vedada anestesia geral e/ou procedimentos cirúrgicos e internação. Também é permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico veterinário.
Além dos serviços já mencionados, a pessoa que levar o animalzinho receberá orientações sobre medicina preventiva; bem-estar; vermifugação; aplicação de medicações, entre outras medidas. O número de telefone para contato da UBS é (22) 98163-0097.