Parque Guarus recebe mutirão de combate à dengue e outras arboviroses

A ação intersecretarial será retomada nesta quinta-feira (23), a partir das 9h, com ponto de partida no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Maestro Villa Lobos

Em Campos, continuando o trabalho de combate à dengue e outras arboviroses, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retoma nesta quinta-feira (23), os grandes mutirões intersecretarias. A ação acontece no Parque Guarus a partir das 9h, com ponto de partida no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Maestro Villa Lobos. A ação, que será semanal, faz parte da campanha “Dengue aqui não”, iniciada em 9 de fevereiro deste ano, quando o município registrou pico da doença.

Para esse mutirão estão previstas atividades educativas, preventivas e de combate com tratamento químico e mecânico, compreendidas por meio de palestras, panfletagem, visitação domiciliar para eliminação de criadouros e focos do mosquito, uso de carro fumacê, bomba costal, notificação de terreno baldio, oficina, borracharia, ferro-velho, limpeza de vias públicas, entre outros.

A ação deve reunir cerca de 200 agentes, entretanto, o diretor do CCZ, Carlos Morales, destaca que o apoio da população em geral é fundamental para evitar a disseminação da doença. “É extremamente importante que as pessoas abram suas casas para que nossos agentes de endemias possam atuar”, disse, acrescentando que o drone já está fazendo levantamento das caixas d’água abertas, piscinas e similares em locais de difícil acesso para serem vistoriadas pelos agentes.

Participam do mutirão integrado secretarias e departamentos públicos com atividades afins, como a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), através do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Banda de Fanfarras, Departamento de Ordem Pública, Secretaria de Meio Ambiente, Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, Guarda Civil Municipal, dentre outras.

“Os mutirões foram muito importantes para que pudéssemos desacelerar os casos de dengue e chikungunya no município, mas, agora, com o período de chuva e altas temperaturas, eles voltaram a subir. Por esse motivo estamos intensificando as atividades nos bairros com mais casos confirmados da doença e com características que facilitam a proliferação do mosquito, como terrenos baldios, descarte irregular de lixo e inservíveis, índice de pendência alto e recusa”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Na primeira etapa da campanha “Dengue aqui não”, que durou sete meses, 16 bairros receberam o grande mutirão. Ao todo, 28.320 imóveis foram vistoriados, sendo 5.799 tratados com larvicida. Na ocasião foram 854 focos eliminados, 89 caixas d’águas teladas e 1.060 pneus recolhidos. Também houve terrenos baldios, casas abandonadas, carros parqueados, borracharias e similares notificados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!