Para a castração dos animais de pequeno porte, o interessado precisa agendar o serviço por meio do site do órgão
A partir desta segunda-feira (09), a Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que estava na Vila Olímpica do Parque Guarus, estará atendendo os moradores do Parque Aeroporto e de bairros vizinhos que desejarem castrar seus animais. Para a castração, segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, o interessado precisa agendar o serviço por meio do site do órgão (www.cczcampos.com.br). O agendamento já está aberto. Não é realizada castração de animais das raças braquicefálicos (Shih Tzu, Bulldogs, Pug, entre outros)…
“A unidade ficará no estacionamento do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, onde estaremos atendendo também os moradores do Jardim Aeroporto, Codin, Terra Prometida, Parque São Silvestre, Vila Industrial, Parque Eldorado, Parque Jardim Ceasa, Jardim Boa Vista 1, Jardim Boa Vista 2, Mundéus, Santos Dumont, Lagoa das Pedras e Brejo Grande, desde que façam o agendamento”, disse Morales. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h.
Ele afirmou, ainda, que a outra unidade continuará na localidade de Mineiros, na Baixada Campista, até o dia 13. Para o atendimento em Mineiros, que acontece na sede do Sindicato dos Ceramistas, a partir das 8h30, o agendamento também se faz necessário. O centro cirúrgico do CCZ atende todos os protetores de animais e também os animais abandonados.
Desde a inauguração das duas unidades do CastraMóvel em 11 de setembro de 2021, pelo prefeito Wladimir Garotinho, mais de 11.700 animais de pequeno porte, entre cães e gatos, já foram castrados. Em cada unidade é feita uma média de 15 castrações por dia. Já o centro cirúrgico do órgão atende todos os protetores de animais e também os animais abandonados. Somente em 2023, o número de castrações chegou a 4.832.
“A castração traz uma série de benefícios para os animais e para a sociedade. Castrar o seu pet é um ato de responsabilidade, pois previne possíveis doenças”, acrescentou Morales. O recomendado é que o procedimento aconteça a partir de 6 meses de idade, tanto para cães como para gatos.