O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apresentou programas, projetos e ações que desenvolve na prestação de serviços e atendimentos à população
O CCZ levou a unidade móvel para o Cepop, apresentando o programa de castração de cães e gatos. Servidores que atuam no combate à dengue, zika e chikungunya, equipe de Curral com recolhimento de animais de grande porte nas vias públicas municipais, entre outros.
O diretor Sr. Carlos Morales na companhia de sua cadela Pipoca que foi resgatada da rua, ainda quando filhote. O Diretor veio acompanhado também de sua equipe administrativa.
O CCZ é composto por diversos setores, onde podemos citar o Departamento da Dengue, Laboratório de Vigilância em Saúde, setor de Roedores, peçonhentos, IEC ( Núcleo de informação, educação e comunicação), departamento de apreensão de animais de médio e grande porte, criação irregular, dentre outros.
Deram continuidade ao desfile com o setor de Combate a Dengue, contando com a presença do Sr. Claudemir Barcelos, coordenador do programa de combate aos vetores.
O coordenador veio acompanhado de sua equipe e trazendo alguns dos equipamentos utilizados no combate ao Aedes Aegypti, como os pulverizadores e bomba costal, equipamentos estes, que são utilizados em locais específicos e difícil acesso, onde o carro fumacê não consegue alcançar.
Em seguida tivemos o pelotão dos técnicos de Vigilância em Saúde e Combate às Endemias. São milhares de domicílios que recebem diariamente a visita dessa equipe. Eles também são os responsáveis pelo sucesso dos mutirões de combate a dengue que são realizados em locais estratégicos. Finalizaram este setor com o desfile dos carros fumacê.
Na sequência recebemos o Dr. Marcelo Maeda que é veterinário e responsável técnico do CCZ, representante do setor de animais de pequeno porte acompanhado de sua equipe técnica de veterinários e demais colaboradores que atuam na rotina do setor do canil, assim como dos setores de castração. O CCZ ressalta a luta contra os maus tratos e faz um apelo contra o abandono de animais.
Na busca por levar informações à população, por conscientização e até mesmo na busca por um lar para aqueles animais que se encontram disponíveis para adoção, o CCZ conta com programas educativos, onde podemos citar o programa de adoção compartilhada, um dia com seu Pet na escola, Caravana Pet.
Além destes o CCZ conta com ações de vacinação antirrábica, feiras de adoção, palestras educativas em ambiente escolar, controle de peçonhentos e roedores
Encerrando a participação do CCZ, recebemos o veterinário responsável pelo setor de apreensão de animais de médio e grande porte, Dr. Caio Fernandes, acompanhado de sua equipe.
Mais uma vez ressaltamos que animais soltos em vias públicas podem causar acidentes e tirar vidas, cuide do seu animal!!!
O CCZ agradece e aproveita para convidar cada um de vocês, para que no próximo dia 23, leve seu pet para vacinar contra a raiva.
No dia 23 de setembro será o dia D de vacinação antirrábica, procure o posto de vacinação mais próximo da sua residência e não deixe de vacinar seu animalzinho!
Maiores informações sobre os postos de vacinação você encontrará em breve no Instagram do CCZ, @cczcampos. Fiquem ligados!!