No total, desde o início das ações, foram 15.077 imóveis visitados, sendo tratados com aplicação de larvicida 4.878, além de 452 terrenos baldios
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem promovendo ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, com mutirões pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). As ações pós-terceiro LIRAa do ano tiveram um saldo de mais de 15 mil imóveis visitados. Os mutirões iniciaram em 18 de setembro, em Donana, e terminou nesta sexta-feira (30), no bairro da Pecuária, com 819 imóveis visitados; 198 tratados; 24 focos encontrados; 9 terrenos baldios vistoriados; 19 pneus recolhidos e 25 sacos de lixo contendo inservíveis.
No total, desde o início das ações, foram 15.077 imóveis visitados, sendo tratados com aplicação de larvicida 4.878, além de 452 terrenos baldios. Além disso, foram eliminados 371 focos do mosquito e recolhidos 795 pneus e 838 sacos contendo inservíveis. Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também telaram 9 caixas d’água.
“Nossos mutirões têm como objetivo tentar diminuir o índice de focos do mosquito e a gente tem conseguido resultados satisfatórios. Só pedimos a colaboração da população para que nos ajude, tirando 10 minutos por semana para verificar seu quintal e outros locais que acumulem água parada”, informou o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
LIRAa – Em setembro, o órgão intensificou as ações, realizando os mutirões semanalmente em diferentes locais. Os mutirões foram realizados com base no último LIRAa, que apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,2%, o que representa uma redução significativa se comparada ao anterior, que foi de 4,3%. A pesquisa para identificação, coleta e análise de larvas e pupas do mosquito foi realizada entre os dias 1º e 5 de setembro.









