Perdeu o “Dia D”? Não se preocupe, Campos tem postos fixos de vacinação antirrábica

A vacina é essencial para prevenir a raiva, uma doença viral grave que pode ser transmitida aos humanos através de mordeduras do animal infectado

O “Dia D” de Vacinação Antirrábica Animal aconteceu no sábado passado (27), com quase 35 mil doses aplicadas nos 80 postos espalhados por toda a cidade. Mas, quem não conseguiu levar seu pet não se preocupe, pois o município conta com locais para vacinação permanente ao longo do ano. A vacina é essencial para prevenir a raiva, uma doença viral grave que pode ser transmitida aos humanos através de mordeduras do animal infectado. A imunização em cães e gatos é a forma mais eficaz de controle da patologia.

Os locais de vacinação são: na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado à Avenida Presidente Vargas, 132, Pecuária, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h; na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet, situado na Rua Silvio Fontoura, 81, Parque João Maria; na Cidade da Criança e nas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvéis), que estão fixados no estacionamento do Partage Shopping e no Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), em Guarus.

O responsável técnico do CCZ, veterinário Marcelo Maeda, informa que a imunização ajuda a quebrar esse ciclo de transmissão, protegendo toda a família. “A vacina pode ser administrada a partir dos 4 meses de idade em animais saudáveis, sem gestação ou amamentando, garantindo maior eficácia e segurança. Animais doentes, debilitados, com diarreia, vômitos e febre não devem ser imunizados sem avaliação do médico veterinário”, recomendou.

Para serem vacinados, os cães devem ser levados com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, com focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas. “A vacinação é um ato de responsabilidade com a saúde pública. A vacina é anual e segura, com reações leves, como inchaço ou apatia, e deve ser aplicada por profissionais em clínicas ou postos autorizados. Reações graves são excepcionais”, reforçou Maeda.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.