Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde é celebrado nesta sexta 04/10

Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde é celebrado nesta sexta

Nesta sexta-feira (4) é celebrado o Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O município de Campos possui 525 ACE distribuídos em diversos setores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os profissionais realizam ações de vigilância, orientação à população, eliminação de criadouros de vetores e contribuem para promoção de ambientes saudáveis. Além disso, são 221 ACS atuando por toda a cidade.

Além disso, os ACE desempenham um papel crucial na saúde pública, pois são responsáveis por prevenir, controlar e combater doenças endêmicas como dengue, zika chikungunya, malária, leishmaniose, febre amarela, entre outras patologias. Já os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de Atenção Básica à Saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos da Silva, disse que o efeito do trabalho dos agentes tem um impacto positivo na vida das pessoas assistidas pelos ACS e dos inúmeros domicílios visitados pelos ACE. “A atuação dos agentes é fundamental para promoção da saúde pública e redução de surtos e epidemias de doenças infecciosas”, destacou.

RECONHECIMENTO — A Prefeitura sancionou, em 11 de abril do ano passado, a Lei 9.275, que estabeleceu novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). De acordo com a lei, o piso salarial dos ACS e ACE ficou fixado no valor de dois salários mínimos mensais, conforme previsão da Emenda Constitucional (EC) n° 120/2022, publicada em 6 de maio de 2022.

Em maio deste ano, 3.116 candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2024 para contratação, por tempo determinado, de Agentes de Combate a Endemias (ACE), visando o preenchimento de 141 vagas, sendo 5% reservado às pessoas com deficiência (PCD).

“Hoje, nossos agentes têm o reconhecimento por parte do poder público, através do novo piso salarial. A valorização dos profissionais se dá também através das capacitações para melhoria dos serviços prestados”, finalizou Claudemir.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.