O ato é uma maneira de salvar vidas e proporcionar um ambiente seguro para pets que estão em situação de risco nas ruas
O Canil Municipal, que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está aberto para adoção de cães e gatos, filhotes e adultos, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. A adoção responsável de animais é uma maneira de salvar vidas e proporcionar um ambiente seguro para pets que estão em situação de risco nas ruas.
Luciano Souza, diretor do CCZ, destaca que é necessário ser maior de idade, além de levar um documento com foto e comprovante de residência, para adotar um animal.
“Atualmente, o canil abriga uma média de 40 animais, entre cães e gatos, o que é considerado um número alto. O serviço de adoção no canil é uma prática contínua e permanente, além de contar com campanhas que ocorrem ocasionalmente em finais de semana”, destacou Luciano.
O responsável técnico pelo Canil do CCZ, Marcelo Maeda, explica que é importante a população entender que os animais do canil são resgatados das vias públicas. “Após o resgate, eles recebem todo cuidado e são castrados e vacinados, e ficam à espera de um dono. A adoção é um ato de solidariedade e representa dar uma vida digna a um animal de rua”, disse.
Maeda ressalta que, devido ao contingente limitado disponível, quanto mais animais são adotados, mais animais são resgatados das ruas e têm suas vidas salvas. “A adoção no Canil Municipal do CCZ é, portanto, uma oportunidade não apenas de oferecer um lar a um animal necessitado, mas também de contribuir para a redução da população de animais abandonados e melhorar a vida de muitos deles”, concluiu o médico veterinário.
O tutor Antônio dos Santos, adotou a cadela Tigresa recentemente no Canil do CCZ. “Eu adotei por vontade própria, pelo fato de serem animais abandonados. Ela tem aproximadamente seis meses, chegou aqui muito espantada e medrosa, porém está se acostumando com o ambiente. O nome foi pelo fato de ela parecer um tigre”, explicou Antônio.
Ao todo, 956 animais de pequeno porte foram resgatados em 2023. De janeiro até agosto de 2024, foram resgatados 578. O CCZ oferece ainda o serviço gratuito de vacinação antirrábica no Canil Municipal e na UBS Pet.