As ações deram início à programação dos mutirões pós-LIRAa, que apontou médio risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Campos
Os bairros Caju, Parque Salvador e Parque Corrientes receberam a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta quinta-feira (22). As ações deram início à programação dos mutirões pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), que apontou médio risco para surto, em Campos, de dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito. No total, foram 2.935 imóveis visitados nos três bairros.
Foram tratados 806 imóveis, com 46 focos encontrados; 66 pneus foram recolhidos e 90 sacos de lixo utilizados, além de sete caixas d’água inspecionadas e tratadas. Os agentes encontraram, ainda, 43 terrenos baldios, que foram vistoriados e tratados.
No mutirão, os agentes percorreram imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e espaços públicos para orientação à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis, colocação de tela em caixa d’água.
Os trabalhos seguem no próximo dia 29, nos bairros Nova Brasília e Esplanada. Já no dia 5 de setembro, os Agentes de Combate à Endemias estarão nos bairros Bom Sucesso e Parque Novo Mundo.