Começou nesta segunda-feira (29) o penúltimo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024
Realizado pelos Agentes de Combate à Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o levantamento no campo termina na próxima sexta-feira (2). Na última edição, o resultado foi de 3,4%. A previsão é de que esses números baixem ainda mais após a pesquisa de campo.
“O resultado preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, mas conseguimos diminuir bastante nas últimas edições do LIRAa. Trabalharemos para baixar ainda mais esses números”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Barcelos explica ainda que a população é essencial para que os resultados sigam sendo controlados. “Os moradores precisam nos ajudar com os depósitos de inservíveis e os demais depósitos domésticos. Cerca de 80% dos focos encontrados estão dentro da casa dos moradores. Contamos com a ajuda da população”, finaliza.
O LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação para Aedes aegypti que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.