LIRAa: CCZ realiza mais um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará, entre os dias 6 e 10 de maio, mais um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, em que o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa serão divulgados na semana seguinte à conclusão da coleta de dados.

Esse é o segundo LIRAa realizado pelo CCZ neste ano. O último índice foi de 4,9%, desta vez a expectativa é de que o índice seja menor. “Assim que tivermos em mãos os resultados desse LIRAa vamos retornar com os mutirões às sextas-feiras e trabalhar nas áreas que apresentarem altos índices de infestação”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Para essa edição do LIRAa, serão trabalhados 3.128 quarteirões e 8.201 imóveis. São 99 áreas diferentes, distribuídas em 19 estratos. Assim que concluída a pesquisa, os resultados também serão informados à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e ao Ministério da Saúde. As áreas serão trabalhadas na semana seguinte ao anúncio da amostragem.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.