Agentes do setor de animais peçonhentos e de controle de roedores, além de dois veterinários, foram verificar o impacto da enchente nos animais domésticos, principalmente cães e gatos
A prefeitura de Campos mantém o trabalho de assistência às vítimas das fortes chuvas que caíram sobre a localidade de Santo Eduardo no último fim de semana. Quem se junta agora à força tarefa é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que enviou uma equipe para a localidade nesta segunda-feira (25).
O diretor do órgão, Carlos Morales, foi para o distrito ajudar nos trabalhos de assistência com uma equipe do setor de animais peçonhentos e outra equipe do setor de controle de roedores. Além disso, dois veterinários do CCZ participaram das ações buscando animais e protetores na localidade para entender o impacto da enchente nos animais domésticos, principalmente cães e gatos.
“Encontramos um cenário desolador e nos colocamos à disposição para ajudar os moradores. Nossos veterinários auxiliaram alguns criadores e levamos ração para que os animais de rua também pudessem se alimentar. Voltaremos para a localidade assim que todo o serviço de limpeza for feito para iniciar o tratamento”, explicou Morales.
O veterinário e diretor da UBS Pet, Marcelo Maeda, corroborou a fala de Morales e acrescentou: “Todos os serviços estarão à disposição da população assim que a área estiver limpa e nossos agentes puderem trabalhar. Hoje tivemos uma ideia de como está a situação e como poderemos ajudar em breve”, disse.
O próximo passo será levar os agentes para o tratamento contra a leptospirose, vacinação de cães e gatos, além de manter a assistência aos animais de rua e domésticos com ração e água potável.