O serviço atende até 100 casos por dia, sem interrupção, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O espaço funciona na Rua Silvio Fontoura, nº 81, no Parque João Maria
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet vem superando a meta proposta e já conta com 2.647 atendimentos, para cães e gatos de todos os portes, em menos de dois meses de funcionamento. O serviço atende a até 100 casos por dia, sem interrupção, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por ordem de chegada, sendo que o animal que tiver mais urgência terá prioridade. O espaço funciona na Rua Silvio Fontoura, nº 81, no Parque João Maria.
O responsável técnico pelo canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Marcelo Maeda, ressalta que esse número expressivo demonstra a eficiência e relevância desse tipo de serviço para o município. Além disso, ele reforça a integração com a medicina preventiva na saúde pública e o papel fundamental no controle de zoonoses, promovendo a saúde tanto dos animais quanto dos seres humanos. Essa abordagem holística enfatiza a importância do cuidado com os pets para prevenir doenças e promover o bem-estar de toda a população.
“Conseguimos, hoje, superar a expectativa e a demanda crescente. E é com muito orgulho e satisfação que vemos o nosso trabalho ser reconhecido, aceito e elogiado pela população. Dessa forma, não só aumentamos o volume e a capacidade de atendimento, como transportamos a satisfação para os serviços que vêm sendo executados”, comentou o veterinário.
Os atendimentos começaram no dia 2 de janeiro, pouco mais de uma semana após o espaço ser inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho, em 22 de dezembro do ano passado.
ATENDIMENTO – A unidade conta com quatro consultórios, sendo três inicialmente em funcionamento, e sete veterinários, que se revezam em regime de plantão. O espaço possui, ainda, auditório; sala de recuperação; setor administrativo; sala de lavagem e esterilização; banheiros, entre outros departamentos.
Lembrando que a UBS Pet funciona nos mesmos moldes de um ambulatório, com consultas; exames clínicos; coleta de sangue; radiografia; revisões; vacinação antirrábica; pequenas cirurgias, como suturas, resultantes de traumas (brigas entre cães ou gatos, por exemplo), e outros procedimentos ambulatoriais, sendo vedada anestesia geral e/ou procedimentos cirúrgicos e internação. Também é permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico veterinário.
Além dos serviços já mencionados, a pessoa que levar o animalzinho receberá orientações sobre medicina preventiva; bem-estar; vermifugação; aplicação de medicações, entre outras medidas. O número de telefone para contato da UBS é o (22) 98163-0097.