A programação prevê a passagem do veículo no sábado (10) e no domingo (11), em dois horários: das 5h30 às 9h30 e das 16h às 20h.
Essencial para o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, o carro fumacê do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai atuar em 14 localidades neste final de semana. A programação prevê a passagem do veículo, no sábado (10) e no domingo (11), em dois horários: das 5h30 às 9h30 e das 16h às 20h.
O veículo passará pelas localidades de Farol de São Tomé, Travessão, Guandu, Parque Vicente Gonçalves Dias, Residencial da Lapa, Jardim Ceasa, Eldorado, Goitacazes, Santa Cruz, Lagoa de Cima, Conselheiro Josino, Santo Eduardo, Santa Maria e Espírito Santinho.
Todos esses bairros e localidades não foram escolhidos de forma aleatória. Segundo Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), a passagem do carro fumacê é definida pela quantidade de casos positivos da doença, além de outras normas técnicas definidas pelo Ministério da Saúde.
“Tudo o que diz respeito ao carro fumacê, desde o horário de sua passagem até a quantidade de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) que é aplicada, foram ações definidas após anos de estudo do Ministério da Saúde. Também é preciso deixar claro que o fumacê existe para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Usar o fumacê para combater outras espécies fará com que o mosquito da dengue crie resistência ao inseticida”, explicou.
Outro ponto importante é que a população, nesses horários, mantenha as janelas e portas abertas, para que o inseticida possa entrar em suas casas e assim eliminar o mosquito transmissor.
“Recebemos sempre alguns pedidos para a passagem do fumacê, no entanto, só podemos passar com o carro onde há casos positivos da doença. São normas técnicas que não podemos infringir, para o bem da população. A função do fumacê é combater o Aedes aegypti”, finaliza Barcelos.