Durante o encontro, foram propostas ações como relatórios epidemiológicos semanais e a previsão de um grande Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti
O diretor de Vigilância em Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniu com representantes de diversas áreas do poder público para alinhar estratégias de combate à dengue em Campos. Durante o encontro, que aconteceu nessa quarta-feira (7), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram propostas ações como relatórios epidemiológicos semanais, que ficarão disponíveis para a população, e a previsão de um grande Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor, também, da zika e chikungunya.
“Essa reunião foi de extrema importância. Várias ações foram propostas e serão implementadas em breve, como uma maior ação combinada entre os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é otimizar as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti”, ressaltou o infectologista.
Para o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, essa integração dos serviços públicos vai ajudar e muito no controle do mosquito e, como consequência, diminuir o número de casos da doença no município. Morales destacou que, além do poder público, a população também precisa fazer o seu papel, limpando o seu quintal e sua casa, recolhendo o lixo e retirando os entulhos.
“Sabemos que 80% dos focos do mosquito estão nas casas das pessoas. É preciso que a população trabalhe em conjunto com o município para podermos amenizar essa situação, que está bem preocupante. O CCZ está fazendo a sua parte e, logo após o Carnaval, estaremos retomando os mutirões interssecretariais, priorizando sempre aqueles bairros e distritos que estão com índice mais elevado de proliferação do Aedes”.
Também participaram da reunião o subsecretário de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, Benedito Pereira Martins; o superintendente do Hospital São José, Dante Pinto Lucas; a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo; o diretor e a coordenadora administrativa da Postura Municipal, respectivamente, Junior Brasília e Mariah de Oliveira; a secretária de Serviços Públicos e subsecretária de Limpeza, Parques e Jardins, Simone Ferreira Muniz; o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen; o coordenador e o subcoordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos e Sílvio Pinheiro; a diretora de gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s), Bruna Vassimon, além do diretor de Gestão de Pessoas da SMS, Nilo Sérgio da Silva Pessanha Filho.