Município está se prevenindo contra possível risco de epidemia de dengue

Essa prevenção ocorre por meio de mutirões semanais com o objetivo de eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população

Em Campos, do primeiro dia de janeiro ao primeiro de fevereiro, foram contabilizados 278 casos confirmados de dengue e cinco de chikungunya. A tendência é de que ocorra aumento, principalmente de dengue, nos próximos meses, com risco de epidemia. O município está se prevenindo contra esse aumento, por meio de mutirões semanais. Não há registro de zika vírus até o momento em Campos.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, esses mutirões têm o objetivo de eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população sobre a importância de manter as medidas preventivas diariamente. “O município está fazendo sua parte e esperamos que a população adote medidas de prevenção, principalmente o controle do vetor, para evitar uma grande epidemia no município”, orientou.

A prevenção individual também é fundamental, evitando o acúmulo de água parada e através do uso do repelente para proteção contra a picada do mosquito Aedes aegypti. Além disso, é fundamental tomar cuidados coletivos em casa, principalmente se for ficar fora de casa por mais de três dias, como eliminar possíveis criadouros do mosquito: retirar água parada em vasinhos de plantas; telar caixas d’água; cobrir os ralos da residência e evitar acúmulo de lixo e entulhos em quintais e terrenos baldios.

MUTIRÕES

Durante os mutirões, que acontecerão simultaneamente com as visitas domiciliares de rotina, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão recolhendo inservíveis, telando as caixas d’águas e aplicando larvicida, se necessário. Também irão orientar a população em como manter o ambiente intradomiciliar livre de focos do mosquito. Os mutirões serão realizados todas as sextas-feiras, sempre a partir das 9h.

Os mutirões tiveram início na última semana, e ao todo quando foram vistoriados mais de 5,8 mil imóveis, 62 terrenos baldios e eliminados 362 focos do mosquito. A ação aconteceu nos parques Vista Alegre, Rosário, Corrientes, Benta Pereira, Riachuelo, Pecuária e Jardim Aeroporto. O objetivo do CCZ é alcançar 19 bairros até o dia 1º de março.

Confira o cronograma dos mutirões:
26/01 – Parque Vista Alegre e Parque Rosário, Parque Corrientes.
02/02 – Parque Benta Pereira, Jardim Aeroporto, Parque Riachuelo, Parque Pecuária
08/02 – Jóquei Clube, Parque Nova Brasília e São José
16/02 – Matadouro, Ururaí e Campo Limpo
23/02 – IPS, Tapera e Goitacazes
01/03 – Novo Jóquei, Parque Esplanada e Donana

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!