Vacinação antirrábica, visita domiciliar, bloqueio aeroespacial, controle de roedores e peçonhentos são alguns dos serviços
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará atuando na praia do Farol de São Tomé, durante o “Verão de Todos Nós 2024”. Até o final de fevereiro, o litoral campista receberá os Agentes de Combate às Endemias (ACE), com visita domiciliar, bloqueio aeroespacial com motofog, além de combate a roedores, peçonhentos e focos do mosquito Aedes aegypti. Também haverá vacinação antirrábica, para cães e gatos e recolhimento de animais de grande porte em vias públicas, como cavalos.
Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, o trailer climatizado para a imunização dos pets estará fixo em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, na Avenida Atlântica, para atuação dos profissionais. Morales informou, ainda, que o trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, na fase adulta, já está sendo feito no Farol há um mês, com carro fumacê e motofog.
“Nossa equipe está dando prioridade a única praia campista, onde sabemos que a população frequenta assiduamente durante esse período de verão. Estamos fazendo um trabalho de base em toda área pública do Farol, com nossos Agentes de Combate às Endemias, combatendo roedores e focos do mosquito Aedes aegypti, responsável, respectivamente, pela transmissão de leptospirose, dengue, zika e chikungunya. Também estamos trabalhando há um mês com alagados, onde fica a maior proliferação do Aedes”, pontuou o diretor.
Morales ressalta a importância de os munícipes estarem interagidos com o poder público. Enfatiza, ainda, que essas ações são de extrema importância na luta contra o mosquito. “É importante que as pessoas abram suas casas para que os agentes de endemias possam atuar. Além disso, reforço para que tirem um tempinho do seu dia para fazerem essa varredura nos quintais e terrenos em busca de focos do mosquito”, finalizou.