Foto: Aline Mendes/Assessoria de Imprensa
Parceria entre a Prefeitura Municipal de Campos e a Infra Operações Aeroportuárias é uma iniciativa importante no controle de doenças de cães e gatos
A unidade móvel de castração de cães e gatos, o castramóvel, da prefeitura de Campos, está completando um mês de atendimentos realizados no aeroporto Bartolomeu Lisandro. Ao todo, 180 animais já foram castrados, sendo 123 gatos e 57 cães. O atendimento, que acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, está disponível para tutores que comprovem residência nos bairros Aeroporto e adjacências. A expectativa é que o castramóvel fique no Bartolomeu Lisandro até o final do mês de novembro.
A iniciativa, que é uma parceria da Prefeitura com a Infra Operações Aeroportuárias, é uma ferramenta importante no controle reprodutivo de cães e gatos e na redução de doenças como, por exemplo, a esporotricose e a raiva animal.
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta ação. Além de contribuir para o controle de natalidade de cães e gatos, estamos promovendo a saúde e o bem-estar desses animais. A Infra Operações Aeroportuárias oferece o espaço físico, a estrutura necessária para a unidade móvel operar, como luz, água, energia, sala para atendimento inicial e eventual apoio de pessoal.
Estamos também aproveitando oportunidade para divulgar informações importantes sobre condutas que colaboram com a segurança operacional do Aeroporto, como não realizar descarte indevido de lixo no entorno do sítio, não alimentar animais nas imediações, não soltar pipas, entre outras.”, destacou o superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Samuel Ferraz.
Muitas pessoas estão sendo beneficiadas, uma delas é a moradora do Eldorado, Raquel Barcelos. “O programa é muito importante, eu tive um excelente atendimento. Essa parceria do aeroporto com a prefeitura, com toda certeza, beneficiou diversos animais, pois, eles podem ter uma qualidade de vida ainda melhor com a castração. Consegui castrar uma cadela e um gato da minha irmã”, destacou.
A ação conta com a participação de veterinários e funcionários do CCZ, que atuam para realizar as castrações com o máximo de cuidado e profissionalismo no castramóvel, que é equipado com toda a estrutura necessária, incluindo equipamentos e medicamentos. A veterinária Vanessa Peixoto, relatou a importância da castração e da parceria com o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
“Existia uma demanda para ter esse atendimento no bairro e o apoio do aeroporto foi fundamental. O espaço é amplo e as pessoas podem trazer os animais com tranquilidade. A castração é muito importante, pois o cio gera um grande estresse para o animal não castrado. E, nas fêmeas, a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Sendo comprovado que as cadelas castradas antes do primeiro cio têm 100% de chance de não desenvolver o câncer, pois ela não vai entrar no cio e não vai produzir o hormônio que causa o câncer. No macho, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata “, explicou a veterinária Vanessa Peixoto.