DIA D: Tutores de cães e gatos movimentam postos de vacinação em Campos

Dados parciais apontam que 5.644 cães e 753 gatos foram vacinados até 12h. Para ter acesso a dose da vacina, basta o animal ter idade igual ou superior quatro meses de vida

Tutores de cães e gatos movimentam os 66 postos de vacinação antirrábica que estão funcionando neste sábado (23), em Campos. O Dia D de Vacinação realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses—CCZ tem como objetivo proteger animais contra a raiva animal. Dados parciais apontam que 5.644 cães e 753 gatos foram vacinados até 12h. A imunização acontece nas áreas urbana e rural do município até às 17h. A vacinação contra a raiva é destinada a animais a partir de quatro meses de vida e em estado saudável. Fêmeas gestantes e amamentando e animais doentes não devem ser vacinadas.

O maquinista de espetáculo, Gilmar Paes de Oliveira, de 57 anos, garantiu a imunização do cão Leon, de 1 ano e dois meses, no posto de vacinação do Parque Santo Amaro. “É bom estarmos sempre protegendo nossos animais. A vacina é importante para evitar a transmissão da doença entre os animais e também que levem para dentro de nossas casas”, disse.

Mirivani dos Santos, de 55 anos, também ressaltou a importância da vacinação e outros cuidados com os animais. “É muito importante essa vacinação. A gente vê tantas doenças e os bichinhos morrendo, então temos que tomar todos os cuidados, como, por exemplo, levá-los ao veterinário para consultas de rotina. É importante para eles e pra gente também”, disse a dona da cadela Morena que foi vacinada no Parque Dom Bosco.

Os gatos devem ser levados dentro de caixas para que não fujam. Já cães devem ser conduzidos ao local de vacinação com coleira e guia. Se o animal apresentar conduta agressiva ou for bravo, deve ser conduzido com focinheira.

Atenta a todos esses cuidados, a professora Angélica Pinto de Macedo levou a gata Marilyn para ser vacinada. “Temos que manter a vacinação em dia para a saúde dos bichinhos e tranquilidade da gente que convive com ele”, disse.

A campanha é anual e os pets devem ser imunizados, para que sejam evitados casos da doença no município. A expectativa é que, durante todo o Dia D, sejam aplicadas cerca de 30 mil doses da vacina em cães e gatos.

“Quero convidar você que está em casa para trazer seu pet para a vacinação. Temos 66 postos funcionando em todo município. A vacina antirrábica é muito importante porque a raiva é uma zoonose transmitida entre animais e o ser humano. Então precisamos que você traga seu pet para que possamos executar melhor nosso trabalho e, principalmente nos despreocupar quanto a raiva em nosso município”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales.

Para ter acesso a dose da vacina, não é necessário apresentar documentação, basta levar o animal a um dos postos distribuídos pelo município. O Dia D de Vacinação Animal conta com o envolvimento de aproximadamente 400 pessoas para melhor atender a população.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!