Saúde do trabalhador é tema de palestra no CCZ

A ministração, que reuniu mais de 50 profissionais, foi realizada pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest-NF)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu a médica do trabalho Ana Cristina Abreu Mendes, do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest-NF), para uma palestra sobre os cuidados referentes às atividades realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias.

A ministração, que teve o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e aconteceu no auditório do CCZ, reuniu mais de 50 profissionais.

A médica falou, principalmente, sobre os animais peçonhentos, agrotóxico nos alimentos e o uso correto dos equipamentos de proteção individual para evitar contaminação. “Esses trabalhadores precisam redobrar a atenção, por exemplo, quando vão mexer em entulhos, já que podem se deparar com um escorpião ou aranha”, disse Ana Cristina.

Em relação ao agrotóxico, segundo ela, o ideal é deixar frutas, legumes e folhas de molho por 20 minutos em uma solução com água e bicarbonato. “Antes do consumo, orientamos colocar os alimentos submersos em um litro de água contendo uma colher de sopa de bicarbonato. Isso reduz a contaminação em até 80%”, afirmou a médica, que voltará ao CCZ no dia 7 de julho, a partir das 14h, para ministrar a mesma palestra. “Dividimos os agentes em duas turmas”, acrescentou ela.

O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos, considerou a iniciativa positiva. “São orientações benéficas à saúde dos trabalhadores e ao bom funcionamento do órgão”, disse.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!