CCZ retoma feira de adoção e vacinação antirrábica no Jardim São Benedito
A partir deste sábado (13), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) volta a realizar a feira de adoção de cães e gatos e vacinação antirrábica no Jardim São Benedito, no Centro. A ação prossegue no domingo (14), das 9h às 17h. O diretor do CCZ, Carlos Morales, explicou que os serviços ficaram paralisados por três semanas devido à obra de reforma do espaço.
Segundo Morales, desde que o Jardim São Benedito foi reaberto pela Prefeitura, no dia 24 de outubro de 2021, o local passou a ser ponto fixo para a realização dos dois serviços aos finais de semana. “Iniciamos as ações no Jardim no dia 06 de novembro do mesmo ano. Até dezembro de 2021, vacinamos 249 cães e 26 gatos. Outros 32 animais foram adotados”, disse ele.
Em 2022, o órgão contabilizou a imunização de 636 cães e 246 gatos e a adoção de 136 pets, enquanto em 2023, até o mês de abril, foram vacinados 128 cães e 35 gatos. O número de adoções chegou a 56.
“Pedimos à população que não deixe de vacinar seu animal e também nos ajude a encontrar um novo lar para os pets”, afirmou Morales, lembrando que o animal deve ser levado para ser vacinado por um adulto e em segurança. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva.
“Estão aptos a receber a vacina, animais a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de doze meses da última dose. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não são vacinados”, explicou o diretor.
Os interessados na adoção devem ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual a pessoa se compromete a cuidar bem do animal.