Ações serão realizadas com atuação de 100 agentes comunitários, além de supervisores e pessoal de apoio técnico administrativo
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos confirmou o início do 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) para a próxima segunda-feira, dia 8. O município já registrou um caso de chikungunya e um de zika este ano. Ainda segundo a Secretaria, de janeiro até o momento, foram registrados 1.1582 casos de dengue confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico. Deste total, um óbito em decorrência da doença (paciente de 84 anos, morador de Travessão). Há ainda dois casos confirmados de chikungunya. A Prefeitura também informou que não há confirmação para registro de zika em Campos.
De acordo com dados da Saúde, a estratificação mensal de casos positivos de 2023 aponta que 167 casos da dengue e o óbito foram registrados em janeiro, 387 casos em fevereiro e 776 em março, 244 em abril e oito em maio. Os dois casos de chikungunya foram registrados em abril.
O CCZ segue intensificando as atividades de controle do mosquito Aedes aegypti, com a realização de mutirões que contemplaram 24 bairros no período de 20 de janeiro a 31 de março. Até o momento, foram visitados 19.602 imóveis, eliminados 539 focos do mosquito, além de recolher 532 pneus e 516 sacos contendo inservíveis. Também foram instaladas telas de proteção em 64 caixas d’água de locais visitados.
Com a campanha “Dengue Aqui Não”, 19.138 imóveis foram visitados e 585 focos eliminadosno período entre os dia nove de fevereiro até 27 de abril. Quando foram recolhidos 744 pneus e 779 sacos de lixo. Essa ação contou com o apoio de várias secretarias e órgãos públicos, como Limpeza Pública, Ordem Pública, Obras e Educação.
Novas ações serão realizadas após o 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti—LIRAa que começa na segunda (8). As atividades do LIRAa se estenderão por toda a semana.