Foram mais de 1.600 imóveis visitados e outros pontos estratégicos para identificar criadouros e focos do Aedes
O 8º grande mutirão multisecretarial de combate ao Aedes aegypti foi realizado nesta quinta-feira (20), em Donana, e envolveu cerca de 200 Agentes de Combate às Endemias (ACEs), com o principal objetivo de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram mais de 1.600 imóveis visitados e outros pontos estratégicos para identificar criadouros e focos do Aedes.
Neste mutirão, foram vistoriados 1.659 imóveis, sendo tratados com aplicação de larvicida 287, incluindo terrenos baldios. Além disso, foram eliminados 78 focos do mosquito e recolhidos 71 pneus e 64 sacos contendo inservíveis. Os ACEs também telaram 1 caixa dágua. Outras ações do CCZ na força-tarefa envolveram as equipes de controle de roedores e peçonhentos.
Na força-tarefa foram usados carros fumacês, bombas costal e elétrica para combate ao mosquito na fase adulto (alado). A Secretaria de Serviços Públicos, Limpeza, Parques e Jardins, também atuou no mutirão. Na ação, foram retiradas 72 toneladas de entulhos.
Os mutirões continuarão sendo realizados nos bairros onde há casos positivos de dengue, zika e chikungunya, além de infestação apontado no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). De janeiro deste ano até o momento, foram registrados 1.413 casos de dengue no município, confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico, destes, sendo um óbito de um idoso em Travessão, além de 2 casos de zika e 1 de chikungunya.