Grande mutirão de combate à dengue acontece no Parque Aurora

A ação integrada é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com secretarias e departamentos públicos

O combate ao mosquito Aedes aegypti segue a todo vapor em Campos e, nesta quinta-feira (23), o grande mutirão multisecretarial foi realizado no Parque Aurora. A ação integrada é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com secretarias e departamentos públicos com atividades afins, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros e passar orientações para os munícipes acerca dos cuidados contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os Agentes de Combates às Endemias (ACEs) também estão aplicando larvicida, quando necessário, recolhendo inservíveis, telando caixa dágua com a finalidade de evitar novos focos do mosquito. E, para o combate ao inseto na fase adulta está sendo realizado bloqueio aeroespacial com carro fumacê e bomba costal.

A abertura das atividades do mutirão aconteceu no Ciep Arnaldo Rosa Viana com um minuto de silêncio dedicado ao ACE, Lucas Barbosa da Silva Cruz de Azeredo, que morreu na última terça-feira (21), vítima de um infarto.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, explica que os ACEs estão fazendo o trabalho diuturnamente, com desdobramento maior as quintas-feiras com a ação integrada e as sextas-feiras com mutirão só dos agentes do órgão. De segunda a quarta eles fazem o trabalho de rotina, informativo e preventivo.

“Precisamos mais e mais da população. É importantíssimo que ela esteja correspondendo ao trabalho que estamos executando. Então, se cada pessoa tirar 15 minutos para vistoriar o seu terreno, sua casa, inclusive aquelas que estão desabitadas e abandonadas, temos certeza que vamos ter uma diminuição dos casos de dengue na cidade”, ressaltou Morales, acrescentando que a principal ação é não deixar o mosquito se prolifera e, para isso, não pode haver água parada.

Sempre atenta, a dona de casa Gerlane Mara Teixeira recebeu os agentes e mandou o recado aos conterrâneos. “Essa ação é importante, mas precisamos cuidar da nossa casa e não deixar água parada, pois a dengue mata”, disse. Outra moradora do Parque Aurora, a enfermeira Elizabeth Sardinha Venâncio disse: “Precisamos ter consciência e fazer nossa parte”, disse ela, que estava preocupada com um terreno baldio que tem atrás do prédio onde reside.

O trabalho de orientação e conscientização da população teve o apoio da Secretaria de Governo (Segov) com a distribuição de panfletos informativos sobre as condições dos ambientes e materiais inservíveis, da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), e da Guarda Civil Municipal.

Presente na força-tarefa desta quinta, a subsecretária da Seduct, Rita Abreu, explicou que além da participação da Banda de Fanfarras Custódio Siqueira, também são realizadas palestras educativas.

“Com o barulho da música, a cultura chegando a gente acaba fazendo com que os moradores venham abrir os portões para nossos agentes. Estamos aqui para não deixar que o mosquito cresça”, disse Rita, acrescentando que as palestras educativas serão realizadas ao longo do ano, inclusive em outras escolas da rede, pois a prevenção deve durar o ano todo.

Esse é o 5º grande mutirão de limpeza e ações educativas realizado esse ano por meio da campanha “Dengue aqui Não”, lançada em 9 de fevereiro. O município está em situação epidêmica para dengue, com 869 casos confirmados da doença e um óbito. Não há casos confirmados laboratorialmente para zika e chikungunya.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!