Durante a ação, os agentes irão percorrer imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios. E visa a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
Os bairros Donana e Esplanada receberão a partir das 9h desta sexta-feira (3), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para mais um mutirão semanal. A ação visa a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ação, os agentes irão vistoriar imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, além de estarem orientando os moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis, colocação de tela em caixa de água. Também será realizada aplicação de larvicida, quando necessário, bloqueio aeroespacial com bomba costal, que possui jato direcionado.
“A luta contra o Aedes aegypti é de todos. Portanto, é de extrema importância que as pessoas abram suas casas para que nossos agentes de endemias possam atuar”, orienta o diretor do CCZ, Carlos Morales, informando, também, que todo agente é identificado com um crachá com QR Code.
OUTRAS AÇÕES
Os mutirões, que foram retomados no dia 20 de janeiro, estão sendo realizados com base no primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, que apontou índice de 5,2%. As ações já foram realizadas nos parques Zuza Mota, São Clemente e Campo Limpo, quando mais de 1.800 imóveis foram vistoriados e 79 focos de mosquito eliminados; São Matheus, São Salvador e Goitacazes, com 675 imóveis tratados com aplicação de larvicida; Pecuária, Dr. Beda, Lapa e Presidente Juscelino, com mais de 2,4 mil imóveis vistoriados; Parque Bela Vista e Tapera, com 633 imóveis tratados e na Penha e Parque XV de Novembro, onde, no total, nos dois bairros, foram tratados com aplicação de larvicida em 421 imóveis, incluindo terrenos baldios, e eliminados 35 focos do mosquito.
Paralelo às ações semanais, os mutirões também acontecem com o apoio de outras secretarias. O primeiro grande mutirão multisecretarial de combate ao Aedes aegypti foi realizado no dia 9 de fevereiro, em Travessão. Já o segundo, ocorrido na semana seguinte (16), na Pecuária, envolveu cerca de 200 servidores para uma “varredura” em várias ruas do bairro.