Somente em janeiro foram realizadas 179 castrações e 44 em fevereiro em uma das Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel)
As ações realizadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na praia do Farol de São Tomé, nos meses de janeiro e fevereiro, tiveram saldo positivo. Foram disponibilizados serviços como vacinação antirrábica para cães e gatos e castração de animais, além de visitas domiciliares para identificar e eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate aos roedores e apreensão de animais soltos nas vias públicas. Um carro fumacê reforçou o combate ao Aedes.
O diretor do CCZ, Carlos Morales, disse que somente em janeiro foram realizadas 179 castrações e 44 em fevereiro em uma das Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), que foi levada para a praia campista. “Outros 96 animais receberam a vacina antirrábica”, afirmou Morales, lembrando que os serviços não serão realizados nos dias de Carnaval.
Segundo Morales, existe uma demanda significativa pelo serviço de castração, cujo agendamento é feito por meio do site do órgão (cczcampos.com.br), que está em manutenção. O CCZ já realizou cerca de 8 mil castrações em mais de um ano, desde que as duas unidades móveis de castração foram entregues à população pelo prefeito Wladimir Garotinho, em agosto de 2021.
Morales avisa que o site voltará a funcionar normalmente em março para que os interessados possam fazer o agendamento. “A pessoa faz a inscrição e, a partir daí, realizamos uma triagem para identificar sua real necessidade. Priorizamos os animais que são recolhidos nas ruas e levados para o canil do CCZ, as pessoas que integram as associações protetoras de animais e aquelas que recebem algum benefício social do governo”, explicou ele. A recomendação é realizar a castração aos seis meses de idade do animal.