Saúde se reúne com secretarias e define os últimos detalhes do mutirão em Travessão

Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos, recolhimento de materiais inservíveis e limpeza de terrenos e vias públicas

O secretário de Saúde, Paulo Hirano e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção à Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniram nesta segunda-feira (06), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, com representantes dos órgãos que estarão diretamente envolvidos na força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, na próxima quinta-feira (09), em Travessão. No encontro, que foi convocado pela Subpav, foram definidos os últimos detalhes do mutirão.

Segundo Hirano, o objetivo do mutirão é educacional e de prevenção. “Estamos promovendo esse grande mutirão, onde faremos uma varredura naquele território para obtermos um resultado positivo. Precisamos trabalhar em massa para que consigamos divulgar essas informações e conscientizar toda a população, já que 80% dos focos de criadouros do mosquito estão no interior das residências das pessoas”, alertou.

Para o infectologista, Rodrigo Carneiro, o encontro foi importante para poder alinhar as últimas estratégias táticas da ação em Travessão. “Hoje aqui, nós conseguimos conversar com as secretarias que auxiliarão no mutirão. Então, já definimos toda a parte logística da ação e as demandas necessárias, para que possamos executar as ações de forma mais eficaz”.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, informou que, para este mutirão, o departamento irá disponibilizar cerca de 150 agentes de combate às endemias, além de agentes que atuam contra roedores e animais peçonhentos.

“O CCZ fez todo trabalho de campo em Travessão, identificando os locais com maior índice de infestação, incluindo a rua onde o idoso (que morreu vítima de dengue na semana passada) residia. Identificamos, ainda, inúmeros ferros-velhos, borracharias e terrenos baldios. Dessa forma, cada secretaria vai estar atuando em locais específicos e sempre acompanhada de um agente do CCZ e da Ordem Pública”, pontuou o diretor.

Participaram da reunião o secretário de Governo (Segov), Ângelo Rafael; a subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Rita Abreu, além de representantes do CCZ, Secretaria de Ordem Pública, Subsecretaria de Meio Ambiente, Seduct e Segov.

MUTIRÃO – A concentração para a primeira grande ação de combate ao mosquito este ano será na praça local, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de forma integrada com múltiplas secretarias e por meio da campanha “Dengue Aqui Não”, definida em reunião de trabalho na última sexta-feira (03), no auditório da Prefeitura.

Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos, recolhimento de materiais inservíveis nos quintais dos imóveis, limpeza de terrenos e vias públicas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!