Os veículos atuarão de forma preventiva, nos bairros, localidades e distritos onde existem casos suspeitos ou confirmados
Visando intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o município de Campos saiu na frente e já conta com quatro carros fumacê. Os veículos, zero quilômetro e totalmente equipados, foram entregues na manhã desta segunda-feira (16), no estacionamento do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cajaa), sede da Prefeitura. Na ocasião, o subsecretário de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, comemoraram mais essa aquisição para a população campista.
“O município mais uma vez largou na frente com a aquisição desses veículos. Quero lembrar que cerca de 80% dos focos do mosquito estão no interior das residências, portanto, é importante a ajuda de toda a população no combate ao mosquito transmissor da dengue”, disse Marcos, que representou o prefeito Wladimir Garotinho e o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Os carros irão atuar de forma preventiva, circulando prioritariamente nos bairros, localidades e distritos onde existem casos suspeitos ou confirmados. Segundo Morales, os veículos atuarão em toda Campos.
“O governo se mostra preocupado com o que vem acontecendo em todo o país, onde vários Estados estão com um número alto de proliferação do mosquito e Campos, tomando todas as precauções necessárias e criando uma infraestrutura preventiva, chegou a esses quatro carros fumacê para desenvolver um trabalho nos locais com índices mais elevados”, informou o diretor do CCZ.
Morales informou, também, que Campos não tinha carro fumacê. Os que existiam na cidade foram emprestados pelo Estado. “Agora, o município tem quatro veículos, é nosso”, comemorou.