Somente na segunda-feira (9) foram visitados 282 imóveis e identificados 12 focos de Aedes aegypti. Também foram eliminados 141 depósitos inservíveis com potencial de criadouros
Dando sequência ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando as visitas domiciliares na praia de Farol de São Tomé. Objetivo é identificar e eliminar o maior número possível de focos do vetor e, consequentemente diminuir a incidência dessas arboviroses no município.
Além do trabalho de rotina realizado ao longo ano, o litoral campista vem recebendo as ações complementares do CCZ desde a última semana de dezembro. Entre as ações estão o mutirão de visitas domiciliares, iniciado na segunda-feira (9), o tratamento com inseticida em áreas alagadas, bloqueio aeroespacial com fumacê, distribuição de panfletos informativos com orientações à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação dos insetos.
“Durante as visitas domiciliares os agentes estão eliminando os focos dos mosquitos, identificando potenciais criadouros e orientando a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação. Havendo necessidade também é feito o tratamento com inseticida, mas entre os principais objetivos está o de incentivar o autocuidado”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Na região litorânea de Campos, além do Aedes aegypti, há outras quatro espécies de mosquitos e que também recebem atenção do CCZ: Culex; Aedes scapularis; Mansonia; Aedes taeniorhynchus. “Os mosquitos se proliferam em água parada. Em farol ainda há muita área alagada devido as chuvas e, por isso, o trabalho que iniciamos na semana passada também continua”, enfatizou o coordenador.
O trabalho de visitação domiciliar, aplicação de inseticidas por método de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê, em áreas residenciais e com pulverizador (tanque flexível) nas áreas alagadas acontecerá de segunda a sexta-feira. Somente na segunda-feira foram visitados 282 imóveis e identificados 12 focos de Aedes aegypti. Também foram eliminados 141 depósitos inservíveis com potencial de criadouros.
Há ainda vacinação antirrábica, castração para cães e gatos, palestras, além de combate a roedores. A Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) e o Trailer climatizado estão fixados em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), na Avenida Atlântica, para atuação diária dos profissionais. O pré-agendamento para esterilização dos pets é feito pelo site do CCZ (cczcampos.com.br) e preencher o formulário. O cadastro pode ser feito por moradores de Farol e adjacências.