Condução do animal tem que ser sempre em guia e com o responsável pela tutela
É no verão e durante as férias que as pessoas aproveitam para viajar, sendo as regiões litorâneas os destinos mais frequentes dos veranistas. Para aqueles que têm pets, antes de levar o animalzinho, é preciso se informar se o local escolhido é liberado para animais e, caso seja, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com cães, antes dos passeios e idas à beira-mar, já que um espaço aberto com tantas pessoas pode assustar o cachorro ou causar incidentes.
O responsável técnico pelo canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinário Marcelo Maeda, aconselha que antes de sair para viajar com o animal de estimação, o mesmo deve estar desparasitado (com remédio de verme em dia), com as vacinações atualizadas, em especial, a antirrábica e com controle de pulgas e carrapatos.
Maeda também orienta que, uma vez na praia, a condução do animal tem que ser sempre em guia e com o responsável pela tutela. Além disso, faz-se necessário transportar no passeio um saquinho para recolhimento das fezes.
“Cachorro na praia é bom senso. Então, não deixe que o animal transite sem a presença do tutor e o mantenha em dia com remédio de verme porque, às vezes, pode transmitir doenças zoonóticas verminóticas”, informou.
Outro risco é o excesso de calor. O cachorro pode ter hipertermia, ou seja, elevação da temperatura corporal. Mantenha o pet sob o guarda-sol e ofereça água fresca com frequência. Fique de olho, pois um cão com a língua para fora e respiração ofegante é sinônimo de atenção.
A professora Fernanda de Azevedo Gomes, 41, não viaja sem a ‘filha’ de quatro patas, Nina Maria, uma Shih-Tzu, de 2 anos. Além de levar a cadelinha, ela não abre mão do check-up com veterinário antes de pegar a estrada. “Ela (Nina) fica o tempo todo comigo e quando a levo para a beira-mar, não a deixo solta. Levo sempre água fresca, comida e uma canga para ela deitar na sombra”, disse.
CCZ NO FAROL – O CCZ está atuando na praia do Farol de São Tomé, dentro da programação do “Verão de Todos Nós 2023”. Até o final de fevereiro, estarão presentes no litoral campista a Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), vacinação antirrábica, visita domiciliar, palestras, bloqueio aeroespacial com motofog, além de combate a roedores e focos do mosquito Aedes aegypti.
Tanto o CastraMóvel quanto o trailer climatizado para a imunização dos pets, estarão fixados em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, na Avenida Atlântica, para atuação dos profissionais.
Por dia, serão realizadas aproximadamente 15 castrações, de machos e fêmeas. O pré-agendamento continua e o interessado em castrar seus pets deverá acessar o site do CCZ (cczcampos.com.br) e preencher o formulário. O cadastro pode ser feito por moradores de Farol e adjacências.