A partir de segunda-feira (09), uma equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) irá percorrer os imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e praças públicas
Prevenir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de minimizar os incômodos causados por mosquitos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue atuando no Farol de São Tomé. Nessa semana, os serviços estão concentrados na aplicação de inseticidas por método de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê, em áreas residenciais e com pulverizador (tanque flexível) nas áreas alagadas.
“A incidência de alado (mosquito na fase adulta) já diminui bastante, mas o trabalho continua. Desde segunda-feira estamos aplicando inseticida nas áreas alagadas, que contribui muito para o aumento de mosquito nessa época do ano em Farol de São Tomé”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Além do Aedes aegypti, no litoral campista ainda há predominância de espécies de mosquitos, como Culex, Aedes scapularis, Mansonia e Aedes taeniorhynchus.
Ainda segundo Claudemir, se não chover, o tratamento nas áreas alagadas permanecerá no decorrer da semana até que todos os pontos mapeados sejam alcançados. Outro trabalho que continua é o fumacê, que teve início no dia 3 de dezembro.
A partir de segunda-feira (09), uma equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irá percorrer os imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e praças públicas, com objetivo de identificar e eliminar os focos do Aedes aegypti.
OUTROS SERVIÇOS—Até o final de fevereiro, estarão presentes no litoral campista a Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), vacinação antirrábica, palestras, além de combate a roedores.
De acordo com o diretor do CCZ, Carlos Morales, tanto o CastraMóvel quanto o Trailer climatizado para a imunização dos pets, estarão fixados em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), na Avenida Atlântica, para atuação diária dos profissionais.
Aproximadamente 15 castrações, de machos e fêmeas são realizadas por dia. O pré-agendamento continua e o interessado em castrar seus pets deverá acessar o site do CCZ (cczcampos.com.br) e preencher o formulário. O cadastro pode ser feito por moradores de Farol e adjacências.