No município, o último balanço aponta que foram confirmados 197 casos de Dengue, dois casos de Zika e cinco de Chikungunya
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) antecipou para esta quinta-feira (08), o mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As ações acontecem simultaneamente nos parques João Maria, Sumaré (popularmente conhecida como Coroa) e São Salvador, a partir das 9h.
“O mutirão é realizado sempre às sextas-feiras, mas em virtude do ponto facultativo por causa do jogo da Seleção Brasileira, vamos antecipar. Estamos num período de chuvas fortes e altas temperaturas, que é muito propício à proliferação do mosquito. O poder público e a população precisam trabalhar juntos e evitar que a doença avance no município”, explica o coordenador do Programa Municipal de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
No João Maria, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) se concentrarão na Rua Sílvio Fontoura, em frente à sede do Ultra Baixo Volume (UBV). Já no Sumaré e São Salvador as atividades terão início na pracinha em frente ao Cemitério do Caju.
Durante o mutirão os ACEs irão vistoriar imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios, praças e equipamentos públicos, além de orientar a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis e colocação de tela em caixa d’água. Também será realizada aplicação de larvicida, quando necessário, e bloqueio aeroespacial com bomba costal.
No município, o último balanço da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), aponta que foram confirmados 197 casos de Dengue, dois casos de Zika e cinco de Chikungunya.