Durante ação, que será realizada em Donana, os agentes farão visitas domiciliares para eliminar possíveis focos do mosquito
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizam nesta sexta-feira (18), em Donana, mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além de visitas domiciliares para eliminar possíveis focos do mosquito, as equipes irão recolher materiais inservíveis e aplicar larvicida e raticida, se necessário. Haverá ainda bloqueio aeroespacial com bomba costal e motofog.
O mutirão teve início às 9h na Escola Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto. O CCZ vem intensificando as ações de prevenção e combate à dengue, realizando mutirões semanalmente em diferentes bairros. Os agentes já estiveram no Parque São Salvador, Parque Riachuelo, Parque São Caetano, Santa Cruz, Caju, Tapera, Turfe Clube, dentre outros.
Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, os mutirões objetivam, principalmente, reforçar , com os moradores, a necessidade de manterem suas casas, quintais e ruas livres de recipientes que possam acumular água e se transformar em focos para o mosquito da dengue e condições de proliferação de roedores.
Já o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos, pede a colaboração da população para que adote medidas de prevenção, como vistoriar periodicamente a residência.