Dia D de Vacinação Antirrábica: quase 3,5 mil cães e gatos vacinados em três horas

Para atingir a meta vacinal do dia, o diretor do CCZ, Carlos Morales explica que foi mobilizada uma equipe de quase 300 servidores, entre vacinadores, supervisores, veterinários e pessoal administrativo, além de 17 veículos

 

Promover a proteção e o bem-estar do animal e, consequentemente, manter afastada a possibilidade de infecção por raiva em animais domésticos, são objetivos do Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica realizado neste sábado (24), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos. A mobilização acontece em 48 pontos distintos do município e nas três primeiras horas imunizou 3.448 pets, sendo 3.079 cães e 369 gatos. A vacinação segue até as 16h e a expectativa é vacinar cerca de 30 mil animais.

 

Para atingir a meta vacinal do dia, o diretor do CCZ, Carlos Morales explica que foi mobilizada uma equipe de quase 300 servidores, entre vacinadores, supervisores, veterinários e pessoal administrativo, além de 17 veículos. “A vacina é atualizada todos os anos e, por isso, pedimos que os tutores levem os animais para serem vacinados. Temos postos de vacinação na área central e rural. Quem não conseguir levar hoje, que faça isso no decorrer dos próximos dias, pois temos locais de vacinação de segunda a domingo”, disse Morales.

 

 

Quem atendeu ao chamado do CCZ foi Jocinéia de Jesus da Silva que levou a Mimosa, uma Yorkshire de dois anos, para se proteger contra a raiva. “Acho muito importante porque protegendo ela, também estou me protegendo”, disse a autônoma que ficou sabendo do Dia D através da imprensa local.

 

 

A psicóloga Rafaela Ribeiro Barcelos falou sobre a importância da vacina e do trabalho do CCZ. “A vacina é importante para a qualidade de vida dos nossos animais e também para a nossa saúde, pois a raiva é transmitida aos seres humanos por meio de mordidas e arranhaduras dos animais. Nem todas as pessoas têm condições de levar o animal para atendimento particular e por isso o serviço do CCZ é muito importante nessa proteção”, disse, a dona das cadelas Luna e da Lola. A última foi resgatada das ruas em 2020.

 

 

O cozinheiro Leandro Peçanha de Oliveira Barcelos disse que todos anos leva o Beethoven e Fred para serem imunizados. “Os animais são nossos companheiros e entre os cuidados que precisam está a vacinação. Eu os trago para vacinar todo ano. É bom para eles e para a sociedade”, declarou.

 

O veterinário e coordenador técnico do Canil do CCZ, Marcelo Maeda, explica que a vacinação é a principal estratégia para o controle da raiva que chega a ser fatal em quase 100% dos casos. “Como fator biológico o único método de prevenção é a vacinação. Outro seria evitar a população de animais de rua, pois estes muitas das vezes não são vacinados”, disse. A população canina e felina em Campos é estimada em 80 mil.

 

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 continua com a aplicação diária da vacina para cães e gatos a partir dos 4 meses de vida. De segunda a sexta-feira a vacina pode ser feita na sede do CCZ, ou nas unidades CastraMóvel, das 9h às 16h. Já aos sábados e domingos, a vacinação é feita no Jardim São Benedito das 9h às 17h. Através do “CCZ mais perto de você”, que é a vacinação itinerante, são vacinados animais nos bairros e distritos mais distantes. “O Dia D é um dia especial, mas a vacinação vai continuar nos locais fixos e por meio dos mutirões até o final do ano. Os locais que não conseguimos atingir com o Dia D, pois Campos tem mais de 4 mil quilômetros de extensão, nós vamos fazer com equipes volantes semanalmente”, declarou Morales.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Iniciar Conversa
1
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olá! Obrigado pela visita ao Portal Oficial do CCZ - Secretaria Municipal de Saúde de Campos !!!