Dia D de Vacinação Antirrábica: quase 3,5 mil cães e gatos vacinados em três horas

Para atingir a meta vacinal do dia, o diretor do CCZ, Carlos Morales explica que foi mobilizada uma equipe de quase 300 servidores, entre vacinadores, supervisores, veterinários e pessoal administrativo, além de 17 veículos

 

Promover a proteção e o bem-estar do animal e, consequentemente, manter afastada a possibilidade de infecção por raiva em animais domésticos, são objetivos do Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica realizado neste sábado (24), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos. A mobilização acontece em 48 pontos distintos do município e nas três primeiras horas imunizou 3.448 pets, sendo 3.079 cães e 369 gatos. A vacinação segue até as 16h e a expectativa é vacinar cerca de 30 mil animais.

 

Para atingir a meta vacinal do dia, o diretor do CCZ, Carlos Morales explica que foi mobilizada uma equipe de quase 300 servidores, entre vacinadores, supervisores, veterinários e pessoal administrativo, além de 17 veículos. “A vacina é atualizada todos os anos e, por isso, pedimos que os tutores levem os animais para serem vacinados. Temos postos de vacinação na área central e rural. Quem não conseguir levar hoje, que faça isso no decorrer dos próximos dias, pois temos locais de vacinação de segunda a domingo”, disse Morales.

 

 

Quem atendeu ao chamado do CCZ foi Jocinéia de Jesus da Silva que levou a Mimosa, uma Yorkshire de dois anos, para se proteger contra a raiva. “Acho muito importante porque protegendo ela, também estou me protegendo”, disse a autônoma que ficou sabendo do Dia D através da imprensa local.

 

 

A psicóloga Rafaela Ribeiro Barcelos falou sobre a importância da vacina e do trabalho do CCZ. “A vacina é importante para a qualidade de vida dos nossos animais e também para a nossa saúde, pois a raiva é transmitida aos seres humanos por meio de mordidas e arranhaduras dos animais. Nem todas as pessoas têm condições de levar o animal para atendimento particular e por isso o serviço do CCZ é muito importante nessa proteção”, disse, a dona das cadelas Luna e da Lola. A última foi resgatada das ruas em 2020.

 

 

O cozinheiro Leandro Peçanha de Oliveira Barcelos disse que todos anos leva o Beethoven e Fred para serem imunizados. “Os animais são nossos companheiros e entre os cuidados que precisam está a vacinação. Eu os trago para vacinar todo ano. É bom para eles e para a sociedade”, declarou.

 

O veterinário e coordenador técnico do Canil do CCZ, Marcelo Maeda, explica que a vacinação é a principal estratégia para o controle da raiva que chega a ser fatal em quase 100% dos casos. “Como fator biológico o único método de prevenção é a vacinação. Outro seria evitar a população de animais de rua, pois estes muitas das vezes não são vacinados”, disse. A população canina e felina em Campos é estimada em 80 mil.

 

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 continua com a aplicação diária da vacina para cães e gatos a partir dos 4 meses de vida. De segunda a sexta-feira a vacina pode ser feita na sede do CCZ, ou nas unidades CastraMóvel, das 9h às 16h. Já aos sábados e domingos, a vacinação é feita no Jardim São Benedito das 9h às 17h. Através do “CCZ mais perto de você”, que é a vacinação itinerante, são vacinados animais nos bairros e distritos mais distantes. “O Dia D é um dia especial, mas a vacinação vai continuar nos locais fixos e por meio dos mutirões até o final do ano. Os locais que não conseguimos atingir com o Dia D, pois Campos tem mais de 4 mil quilômetros de extensão, nós vamos fazer com equipes volantes semanalmente”, declarou Morales.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.