A equipe do CCZ retorna a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para dar seguimento ao “CCZ Mais Perto de Você”
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A ação, que integra o projeto “CCZ Mais Perto de Você”, aconteceu hoje (13) e segue neste domingo (14), das 9h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Prazeres.
Neste sábado, até às 12h, a equipe do órgão havia vacinado 255 cães e 32 gatos. A estudante Bruna Ramos da Silva, 17 anos, foi uma das moradoras do bairro que levou quatro dos seus sete cães para vacinar. Ciente da importância da vacina para prevenção da raiva, ela contou que todo ano participa das campanhas de vacinação.
Depois que os cães Woody, Mel, Theo e Jade foram imunizados, Bruna disse que iria voltar para casa para pegar os outros três pets para também receberem a vacina. “Sei que estou protegendo eles e a gente contra a doença”.
A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano através de mordeduras do animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de letalidade e, por isso, os pets devem ser imunizados anualmente.
Este ano, segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, a equipe já esteve no Parque Santo Amaro, Novo Jockey, Tocos e Parque Imperial para ofertar a vacina.
No dia da vacinação, os animais devem ser transportados com segurança para evitar acidentes. Cães bravos devem usar focinheira e os gatos transportados em caixas adequadas ou similares. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não são vacinados.
Morales lembra que o Jardim São Benedito, em Campos, reaberto pela Prefeitura em outubro de 2021, passou a ser ponto fixo para a realização da vacinação antirrábica e da feira de adoção de cães e gatos aos finais de semana. A ação acontece das 9h às 17h.
Os animais também podem receber a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do CCZ, no bairro da Pecuária, ou em uma das unidades CastraMóvel.