A ação prossegue neste domingo (22), das 9h às 13h, no Parque Santo Amaro, dentro do programa “CCZ Mais Perto de Você”
A abertura da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2022 para cães e gatos aconteceu neste sábado (21), no Parque Santo Amaro, em Campos. A ação, que integra o programa “CCZ Mais Perto de Você”, teve início às 9h. Até às 12h, mais de 300 animais já haviam recebido a vacina. A imunização prossegue neste domingo (22), das 9h às 13h.
Para evitar aglomeração no local, uma das duas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), adquiridas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi levada para o bairro para vacinação exclusiva dos gatos.
O gato Rom Rom, que tem 12 anos de idade, segundo a proprietária, Leilça Junqueira, 58 anos, recebe a vacina todo ano, como recomendado pelas autoridades da área de saúde. “Sei que a vacina previne doenças e vai mantê-lo saúdável”, disse Leilça.
Sara de Oliveira Ferreira Rabelo, 33 anos, também sabe da importância de vacinar os pets. Ela levou seus dois cães, Torresmo, de 8 anos, e Mel, de 10 anos, para serem imunizados.
“Sempre fico atenta às campanhas de vacinação para os animais”, contou ela, elogiando a ação. “A equipe vir ao nosso bairro ajuda muito aqueles que, durante a semana, não têm tempo de levar o animal para vacinar”, acrescentou.
Já a aposentada Mariana Carvalho, 79 anos, estava com o cãozinho Lecy, de 1 ano e meio, que recebeu a vacina pela primeira vez. “Soube da vacinação através dos meios de comunicação e, como moro no bairro, aproveitei a oportunidade”, afirmou.
O diretor do CCZ, Carlos Morales, pede que no dia da vacinação, os animais sejam transportados com segurança para evitar acidentes. “Cães bravos devem usar focinheira e os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas ou similares. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não são vacinados”, explicou.