O tratamento é feito após o diagnóstico médico da Uenf e os sintomas variam de acordo com a forma de infecção
O CCZ fornece REMÉDIOS GRATUITAMENTE para ESPOROTRICOSE, para isso o tutor tem que levar primeiramente o animal em uma consulta no hospital veterinário da UENF, para constatar o diagnóstico médico veterinário e mediante a receita emitida o CCZ faz a entrega da medicação.
O tratamento é feito após o diagnóstico médico e os sintomas variam de acordo com a forma de infecção.
— A Esporotricose é uma doença causada por fungo que fica no solo. Tanto o animal quanto uma pessoa que se arranhar em algum espinho de planta, por exemplo, e o fungo estiver nessa planta, a doença pode ser transmitida. Entre homem e animal, a doença também pode ser transmitida através de possíveis arranhões ou mordidas — detalha a médica veterinária Adriana Jardim de Almeida que acrescentou ainda que o tratamento nos animais é definido pelo veterinário.
De acordo com o CCZ é importante que as pessoas se conscientizem de que a doença tem cura. O problema é que muitas pessoas acham que a doença não tem cura e acabam abandonando o animal. Isso não deve acontecer — disse o diretor do CCZ Carlos Morales.
O diretor do CCZ/Campos, Carlos Morales, destacou ainda a parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e celebra mais uma conquista para a causa animal.