Encontro essa semana foi para debater uma série de ações, que visam levar melhor qualidade de vida às pessoas; controle de pragas domésticas e prevenção contra doenças
Líderes de comunidades quilombolas, assentamentos e acampamentos da reforma agrária em Campos participaram essa semana de uma reunião com profissionais da subsecretaria municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales.
A pauta do encontro foi a apresentação do projeto do CCZ, em parceria com a SIRDH, que consiste numa série de ações do Centro de Controle em prol das comunidades, objetivando prevenir doenças e, consequentemente, levar qualidade de vida. O objetivo é reforçar o controle de pragas urbanas (baratas, ratos, mosquitos, entre outros) e populações de animais domésticos como cães e gatos, bem como da prevenção de doenças transmissíveis por animais, tais como: leptospirose, doença de chagas, febre maculosa, raiva, dengue, entre tantas outras que podem causar a morte.
“Pretende-se que tais ações sejam efetuadas sem ofensa aos costumes e ao modo de viver característicos de cada comunidade tradicional atendida, preservando e respeitando suas tradições e expressões culturais”, disse o subsecretário de Igualdade Racial, Gilberto Firmino Coutinho Junior.
Integrantes da subsecretaria falaram dos projetos em curso para essas comunidades, tais como as cozinhas comunitárias e o plano de segurança alimentar.
Os líderes das comunidades presentes apresentaram algumas demandas da população das localidades e representantes do município estarão encaminhando aos respectivos setores/órgãos responsáveis para a execução do projeto.