O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com o trabalho de castração gratuita de controle populacional de animais, redução dos casos de abandono e de doenças transmissíveis ao homem
Pioneiro no interior do Estado do Rio de Janeiro, Campos segue prestando serviço por meio das unidades de castração de cães e gatos (CastraMóvel), adquiridas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e entregues à população em setembro do ano passado, pelo prefeito Wladimir Garotinho. As unidades de castração, além de promoverem o controle populacional, redução de abandono de animais e, também, transmissão de doenças dos animais infectados para os seres humanos, como por exemplo, a esporotricose e a raiva, representam expressiva economia, que varia de R$ 350 a R$ 900, por procedimento, em cães e gatos – valores médios cobrados em clínicas veterinárias particulares de Campos.
O agendamento para a castração de cães e gatos deve ser feita pelo site do CCZ, no endereço cczcampos.com.br. O interessado deverá fornecer todas as informações, deixando um número de telefone para posterior contato, entre outras. Após o cadastramento, um agente do CCZ entra em contato com o proprietário ou responsável pelo animal, explicando os procedimentos do pré-operatório, como o jejum de pelo menos 12 horas e a água, que deve ser suspensa duas horas antes da cirurgia.
“Uma equipe do órgão faz a triagem para identificar a real necessidade de cada caso, priorizando a população menos favorecida, que recebe algum benefício do poder público e, ainda, aqueles que integram associações de proteção aos animais”, pontuou o diretor do CCZ, Carlos Morales.
“Nossa equipe é composta por quatro médicos veterinários, sendo que dois atuam em cada unidade, além de um instrumentador e um atendente. Logo após cada procedimento, explicamos como deve ser o pós-operatório do animalzinho para que sua recuperação seja tranquila”, esclarece Morales.