Cerca de 70 animais estão prontos para adoção, que acontece diariamente no CCZ e, no Jardim São Benedito, aos sábados e domingos das 9 às 17h
A Prefeitura tem atuado com diversas ações nos cuidados com a população animal na cidade e no interior. Na atual gestão foram vacinados mais de 50 mil animais; castrados mais de dois mil; centenas provenientes de abandono e maus tratos foram tratados, dos quais 450 já foram adotados e 70 estão prontos para adoção.
O diretor do CCZ, Carlos Morales ressalta que, cuidar da saúde dos animais integra o conjunto de políticas públicas preventiva. Os animais abandonados acolhidos são examinados, medicados, vermifugados, vacinados e castrados. Aqueles que, por restrição de idade, como o caso de filhotes, por exemplo, ainda não podem ser vermifugados ou castrados, são entregues para adoção com a garantia de que os tutores vão receber a vacina e vermífugo quando da idade adequada. Adoções podem ser feitas diariamente no CCZ e no Jardim São Benedito, aos sábados e domingos, das 9 às 17h.
“Tratar da saúde dos animais é também importante política de saúde pública, porque evita que animais doentes contaminem as pessoas com diversas doenças, como a raiva, que afeta os cães; a febre maculosa, transmitida pelo carrapato no pelo dos cães e outros pets; as doenças respiratórias como alergia e, ainda, outras doenças transmitidas por pelos dos gatos, como a toxoplasmose, Infecção por bartonella henselae, esporotricose, síndrome da larva migrans visceral”, informa.
– Graças à sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho, dotamos o CCZ de uma estrutura impar no interior do Estado do Rio. Além da equipe de profissionais veterinários qualificados, fizemos a aquisição de duas Unidades Móveis para vacinação e castração de cães e gatos -, disse Morales, que acrescenta: “Além da intensa campanha que fazemos no mês de setembro, acompanhando o calendário nacional de vacinação, devido a Prefeitura ter ficado dois anos da gestão passada sem nenhuma ação de vacinação e castração, estamos atuando de forma permanente com equipes móveis nos bairros e nos distritos imunizando os animais”.
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ANIMAIS NO JARDIM SÃO BENEDITO
Carlos Morales informa que é crescente o número de animais abandonados que são recolhidos e abrigados no CCZ. Na sede do Centro, que funciona no prédio da Fundenor (Fundação de Desenvolvimento do Norte Fluminense), no bairro da Pecuária, os animais acolhidos são tratados com banho, vacinação, vermifugação e recebem medicação após examinados pelos médicos veterinários. A partir daí, em bom estado de saúde, cães e gatos são colocados para doação. No momento estão disponíveis para doação mais de 70 animais.
“Além de estarem disponíveis para receberem visitas dos pretensos tutores na sede do CCZ, os interessados em adotar um gato ou cão também podem adotar os animais aos sábados e domingos, durante o dia, no Jardim São Benedito”, conclui Carlos Morales.